A importância de um sistema de Backup

O Backup é a garantia de acesso aos dados e as informações que são cruciais para o negócio, e portanto, deve ser confiável e seguro. Além disso, a empresa que investe em um bom sistema de backup, evita grandes prejuízos caso ocorram problemas com a disponibilidade de arquivos e até mesmo malwares.

Para cumprir a função de backup e armazenamento de dados, há diversas soluções que podem ser utilizadas, desde as menos confiáveis (como HDs externos e desktops), até as mais confiáveis (como servidores de armazenamento e storages).

Para todos os negócios, existe uma solução ideal para realizar a função de armazenamento com a tecnologia mais própria para isso. E, a seguir, você vai conhecer algumas dessas soluções.

Discos de backup(HDs ou Pendrives USB, Discos opticos, fitas, discos removíveis em geral)

Qualquer midia removivel que possa armazenas arquivos pode ser usada como “backup”. Cada uma delas terá um grau de confiabilidade e uma durabilidade esperadas. Por serem relativamente sensíveis a diversos acidentes, devem ser utilizados com muita cautela e somente em situações onde outros meios não podem ser utilizados. Além disso, por suas caracteristicas, essas mídias demandam um tempo extra pra que sejam testadas se o que se deseja é um backup minimamente confiável.

Servidor de Arquivos de Backup X Servidor NAS

Os servidores conseguem realizar inúmeras funções dentro de uma empresa, como o compartilhamento de dados, hospedagem de ferramentas, o armazenamento de arquivos, entre outros. A escolha da máquina ideal depende do tipo de tecnologia que ela possui e a utilização a que será destinada dentro da organização.

Entre os servidores que podem realizar a função de backup, destacam-se os Servidores de Arquivos de Backup e os Servidores de Compartilhamento de Arquivos (NAS). Conheça-as a seguir:

Sistemas de armazenamento remotos e em nuvem

São as soluções mais modernas, e dependendo da forma como são contratadas, as mais seguras. Um bom plano contrato junto a uma empresa de confiança pode garantir backups sofisticados e alta disponibilidade para diversos tipos de situações diferentes. Depende obviamente te um bom acesso a internet para que seja eficiente.

Servidores de Arquivos de Backup

O Servidor de Backup é uma máquina destinada somente para o armazenamento de informações, e portanto, tem tecnologia destinada para essa finalidade específica, como uma grande capacidade de armazenamento e tecnologia RAID, somado à qualidade em termos de hardware e software, voltados para alta performance no processamento de arquivos.

Esses servidores devem possuir também recursos de redundância que possibilitem a máxima segurança de dados possível, pois muitas vezes, é a única máquina que pode recuperar dados caso sejam perdidos.

Vale lembrar que muitas empresas utilizam desktops comuns para realizar as funções destinadas a Servidores, principalmente para a função específica voltada ao armazenamento e compartilhamento de dados. Porém, isso pode causar inúmeros prejuízos para o negócio!

Servidor de Compartilhamento de Arquivos (NAS)

Storages ou Servidor de Compartilhamento de Arquivos NAS são máquinas voltadas para o armazenamento de arquivos de forma compartilhada, para outros computadores da rede em que foi instalado.

Servidores NAS não precisam ser conectados aos computadores ou outros dispositivos para funcionar, basta estar ligados através de cabos de rede a roteadores ou switches.

Além disso, eles possuem sistemas operacionais próprios que os diferenciam de dispositivos de armazenamento comuns para computadores, o que permite que eles tenham uma capacidade de gerenciamento, performance e segurança de dados superior, que são ainda escaláveis (por meio de upgrades) de acordo com a necessidade da empresa.

4 Vantagens da utilização de NAS como Backup

A utilização de Servidores NAS para backup confere várias vantagens para a empresa em termos de usabilidade e tecnologia. Entre essas vantagens, por exemplo, estão:

  • Facilidade de backup: Servidores NAS são máquinas que proporcionam o backup de forma rápida e descomplicada, basta estar conectado a uma rede.
  • Alta capacidade de armazenamento: essas máquinas possuem peças específicas que proporcionam agilidade no acesso de dados e segurança para os dados da empresa.
  • Disponibilidade de arquivos: os NAS, por serem conectados diretamente à rede, não dependem de outras máquinas para seu funcionamento. Eles disponibilizam os arquivos para outros dispositivos para a sua utilização pelos usuários de forma compartilhada e acessível.
  • Segurança no armazenamento: NAS, sobretudo, possuem uma segurança superior em termos de armazenamento de dados, pois podem possuir restrição e proteção via autenticação de usuários.

Backups são fundamentais para garantir a segurança de dados, estabilidade e tranquilidade para a sua empresa!

Independente de qual maneira, invista em um sistema de backup de dados! Utilize sempre que possível tecnologias exclusivamente destinadas a essa finalidade, como Servidores de Backup, sistemas remotos e softwares que oferecem essa solução, ao menos versões mais simples e gratuitas. Sempre há uma solução para qualquer necessidade e tamanho de empresa.