O que é Gestão da Tecnologia da Informação (Gestão de TI)?

Gestão da Tecnologia da Informação é a administração dos recursos tecnológicos utilizados no processo de tratamento da informação de uma entidade, instituição ou organização. Esse processo envolve coleta, armazenamento, processamento, seleção, comparação, distribuição e avaliação de dados, que serão convertidos em informações úteis para a tomada de decisão.

Com a Era da Informação as empresas têm à disposição um conjunto de ferramentas que permitem entender melhor o negócio e desenvolver produtos e serviços específicos para atender às necessidades dos clientes. A internet foi a responsável por acabar com as fronteiras do comércio mundial, quebrando barreiras geográficas existentes há séculos. Então, não estamos exagerando quando dizemos que a gestão de TI se tornou uma vantagem competitiva.

A gestão de TI é sustentada por 3 pilares: pessoas, processos e tecnologia. As pessoas participam do processo de tratamento da informação; os processos estruturam a área de TI; já a tecnologia dá suporte aos processos. Além disso, a gestão de TI inclui:

  • Manter o desempenho de serviços;
  • Promover a transformação digital na empresa;
  • Manter a satisfação dos usuários e clientes dos serviços;
  • Fazer a gestão da equipe de TI;
  • Gerenciar riscos que a TI pode causar ao negócio;
  • Dar suporte aos processos organizacionais;
  • Alinhar o uso da TI aos objetivos estratégicos da empresa.