Qual tipo de servidor devo escolher para a minha empresa?
O que são servidores?
Servidores são utilizados por empresas para armazenar os dados e informações do negócio e executar atividades, centralizados em um único local. Os servidores, além de possuírem grande capacidade de armazenamento, conferem uma camada de proteção às informações da empresa e auxiliam o controle sobre os processos da empresa, facilitando a gestão do negócio.
O que são servidores em nuvem pública?
O servidor em nuvem pública é um tipo de servidor que está localizado em um ou vários datacenters (ou seja, espaços destinados a concentrar equipamentos de processamento e armazenamento de dados, como roteadores, switches, firewalls, sistemas de armazenamento e servidores).
Os datacenters, além de outras funções, são utilizados para rodar aplicativos que podem ser acessados na nuvem. Dessa forma, as empresas que utilizam esse tipo de servidor em nuvem pagam pelo uso da nuvem e quais aplicativos querem acessar nela.
Mesmo que a máquina não seja sua, é possível acessar e usar tranquilamente os aplicativos online que estão nela, que podem ser: aplicativos web, sites, servidores de e-mails, sistemas de gestão online, entre outros.
Geralmente, empresas que utilizam os servidores em nuvem não desenvolvem suas próprias soluções. Elas têm seus produtos na nuvem, e geralmente são empresas de porte menor ou empresas que não tem uma necessidade grande de aplicativos próprios, e por isso, os utilizam na nuvem. Além disso, há a possibilidade de que a empresa possa fazer a locação de um ou mais aplicativos que estão em um datacenter (ou mais) ao redor do globo.
Vantagens x desvantagens
Essa modalidade de servidores em nuvem tem algumas vantagens, como: uma grande flexibilidade (a empresa pode mudar o processador, a memória RAM… como está tudo na nuvem, pode ser feito com maior facilidade), disponibilidade (está na internet) e preço baixo no início do uso.
Porém, não se engane: o preço baixo é só no início do uso. Os aplicativos mudam de preço com o tempo, e se tornam mais caros com o aumento do volume de dados. Além disso, o tráfego de internet é cobrado, consumo de disco é cobrado, o uso de processador e o tempo de máquina ligada também é cobrado.
O principal problema dos servidores em nuvem pública é que a empresa que o utiliza fica completamente dependente da internet para acessá-lo. Além disso, necessita de uma camada de segurança muito alta para manter todos os dados e informações da empresa em segurança.
Ademais, pode haver uma latência muito grande para acessar alguns dados, portanto, para algumas empresas, esse tipo de servidor não é eficiente. Por exemplo, empresas que não podem ter latência no acesso às informações e necessitam de rápido acesso (ou seja, são recomendadas a utilizarem servidores físicos): telefonia, call centers, faculdades, hospitais, entre outros.
O que são servidores em nuvem privada?
Para acomodar um servidor, é preciso ter uma infraestrutura adequada, além de que, para manter um servidor com o funcionamento ideal, é preciso investir em consumo de energia, internet, nobreaks, geradores, redundância, backups, links de contingência… Por isso, muitas empresas alugam espaços em datacenters para colocar seu servidor ou utilizar os servidores deles.
Esses servidores, portanto, são os servidores em nuvem dedicados, pois essa é uma “nuvem privada”. Geralmente, as empresas que utilizam esses servidores são empresas que desenvolvem sua própria solução, e utilizam a infraestrutura do datacenter.
Servidores dedicados e não dedicados
Os servidores dedicados são aqueles que são da própria empresa e contém apenas os seus dados (um único datacenter, real ou na nuvem). Já os servidores não dedicados, estão hospedados em um ambiente compartilhado com outras empresas.
Servidores físicos
Toda empresa cujo serviço e atividade necessitam que sejam feitos localmente, utilizam servidores físicos, por exemplo: faculdades, call centers, escritórios de cobrança, grandes escritórios, indústrias, telecomunicações.
Vantagens x desvantagens
Uma das vantagens desses servidores é que eles têm custo fixo, ou seja, o investimento é feito de uma só vez. Além disso, os custos de peças e manutenção são baratos. Os custos locais são poucos e a empresa tem total controle e privacidade sobre seus dados e informações, seja na própria empresa ou no datacenter.
Dessa forma, a empresa tem poder e acesso sobre a sua máquina. Confira outras grandes vantagens dos servidores físicos:
- centralização das informações e organização dos dados, de forma que você consegue ter rápido e fácil acesso, contribuindo para a agilidade e produtividade do seu negócio;
- segurança e proteção total sobre todas as informações e dados que estão no servidor
- contribuição para a gestão de TI da empresa, através do monitoramento, instalação de novos programas, adição de novos usuários nas redes, tudo com mais praticidade e agilidade.