O que é Gestão da Tecnologia da Informação (Gestão de TI)?

Gestão da Tecnologia da Informação é a administração dos recursos tecnológicos utilizados no processo de tratamento da informação de uma entidade, instituição ou organização. Esse processo envolve coleta, armazenamento, processamento, seleção, comparação, distribuição e avaliação de dados, que serão convertidos em informações úteis para a tomada de decisão.

Com a Era da Informação as empresas têm à disposição um conjunto de ferramentas que permitem entender melhor o negócio e desenvolver produtos e serviços específicos para atender às necessidades dos clientes. A internet foi a responsável por acabar com as fronteiras do comércio mundial, quebrando barreiras geográficas existentes há séculos. Então, não estamos exagerando quando dizemos que a gestão de TI se tornou uma vantagem competitiva.

A gestão de TI é sustentada por 3 pilares: pessoas, processos e tecnologia. As pessoas participam do processo de tratamento da informação; os processos estruturam a área de TI; já a tecnologia dá suporte aos processos. Além disso, a gestão de TI inclui:

  • Manter o desempenho de serviços;
  • Promover a transformação digital na empresa;
  • Manter a satisfação dos usuários e clientes dos serviços;
  • Fazer a gestão da equipe de TI;
  • Gerenciar riscos que a TI pode causar ao negócio;
  • Dar suporte aos processos organizacionais;
  • Alinhar o uso da TI aos objetivos estratégicos da empresa.

Planejamento Estratégico de TI

O planejamento estratégico de TI é o primeiro passo para fazer gestão de TI. Ele consiste em elaborar uma estratégia para o uso de tecnologia da informação em uma empresa, de modo que a tecnologia possa ser usada a favor do negócio e de seus clientes e vá ao encontro da estratégia da empresa. Para isso é preciso ter em mente duas perguntas:

-O que a organização espera da área de TI?

-O que a área de TI pode oferecer para a organização?

A partir dessas duas questões é que estruturamos, organizamos e sistematizamos a estratégia da TI, que funciona como um dos “braços” do planejamento estratégico corporativo. Fazer esse detalhamento com foco na TI é muito interessante porque proporciona transparência na comunicação, agilidade de negócio, crescimento organizacional e melhor distribuição de recursos.

O planejamento estratégico de TI normalmente visa: aproximar a TI do negócio, desenvolver a maturidade da TI e angariar recursos para a área. Para isso é preciso analisar o ambiente interno e externo e pensar em iniciativas e indicadores estratégicos. Entenda melhor essas etapas lendo nosso post sobre como fazer o plano estratégico de TI.

Importante: para construir o planejamento estratégico de TI você não precisa necessariamente ter o planejamento estratégico corporativo pronto. Mas precisa ter, pelo menos, uma noção do propósito da organização e dos objetivos a serem alcançados.

Preste atenção em alguns erros comuns no planejamento estratégico de TI:

  • Certifique-se de não detalhar a estratégia de forma exagerada;
  • Não confunda estratégia com operação;
  • Pare de adiar constantemente a elaboração do planejamento;
  • Cuidado para não pensar pequeno demais ou grande demais.