Questões fundamentais sobre o Backup
Janela de backup:
Janela de backup é o período em que a execução do processo de cópia dos dados não irá atrapalhar a produtividade dos usuários, sendo usualmente definido quando não há ninguém trabalhando, ou seja, fora do horário de trabalho.
Versionamento:
Outra questão importante é entender se a empresa precisa das diferentes versões dos mesmos arquivos. Cenários como esse, onde é necessário manter diversas versões de um mesmo arquivo, alterados por um ou mais usuários no decorrer do tempo, necessitam mais espaço de armazenamento na solução de backup que no próprio ambiente de produção.
Tempo de retenção:
O tempo de retenção é aquele em que os arquivos precisam ser mantidos e estar disponíveis para o usuário. Nem sempre associadas a maior produtividade, algumas informações como recolhimento de impostos, disputas judiciais ou documentos públicos devem ser mantidas por anos, seja por governança, exigência legal ou operacional.
Archiving ou descarte:
Quando determinados arquivos não são mais utilizados, sempre será necessário decidir se os mesmos serão descartados ou arquivados. O problema começa quando diversas versões dos mesmos dados são distribuídas para diversos dispositivos sem nenhum critério.
Sem políticas de backup e archiving claras, qualquer empresa está sujeita a armazenar informações desatualizadas, incompletas, de forma desorganizada e utilizar recursos desnecessários ao processo. Um plano de backup consistente deve contemplar quem será responsável pela cópia dos dados, o que será armazenado, por quanto tempo e que informação será descartada.
Restauração do Backup:
Testar o modelo antes do desastre pode salvar muitas reputações e empregos. A restauração do backup pode ser um processo traumático de acordo com cada situação. Recuperar apenas um arquivo ou pasta de qualquer computador que apresentou problemas pode ser uma tarefa com alto nível de stress.
Servidores parados e serviços interrompidos podem causar grandes danos a qualquer corporação. Soluções de backup corporativa devem ser submetidas a testes de tempos em tempos, com o propósito de identificar possíveis falhas ou melhorias a serem implementadas.
Outra dica importante é determinar o tempo necessário para restaurar um sistema em caso de desastres. Proporcionar a continuidade imediata dos negócios é fundamental para qualquer plano de backup corporativo. Sistemas que nunca foram testados ou foram implementados a muito tempo merecem atenção, pois acidentes não acontecem de forma agendada.
Ferramentas desatualizadas podem tomar vários dias para restaurar dados de um único ambiente, causando verdadeiras catástrofes. Ao avaliar a real necessidade da empresa, identifique corretamente o downtime (tempo de inatividade do sistema) negociado e simule alguns testes de conformidade para validar as informações.
Planejamento:
Outro ponto importante é ter ciência que o primeiro backup é geralmente mais demorado, pois fará cópia integral de todos os arquivos. Planejar com antecedência o tempo necessário da primeira cópia do sistema poupa uma série de reclamações dos clientes internos.