A virtualização consiste na emulação de ambientes isolados, capazes de rodar diferentes sistemas operacionais dentro de uma mesma máquina, aproveitando ao máximo a capacidade do hardware, que muitas vezes fica ociosa em determinados períodos do dia, da semana ou do mês. Esse aproveitamento é maior devido à possibilidade de fornecer ambientes de execução independentes a diferentes usuários em um mesmo equipamento físico, concomitantemente.
Além disso, esse procedimento diminui o poder dos sistemas operacionais, que, muitas vezes, restringem o uso do hardware, quanto à utilização de software. Isso acontece porque softwares normalmente só rodam sobre o sistema operacional para o qual foram projetados para rodar. Diferentes sistemas operando em uma mesma máquina aumentam a gama de softwares que podem ser utilizados sobre o mesmo hardware.
Essa técnica, muito empregada em servidores, ainda tem como vantagem oferecer uma camada de abstração dos verdadeiros recursos de uma máquina, provendo um hardware virtual para cada sistema, tornando-se também uma excelente alternativa para migração de sistemas
Vantagens desse sistema:
- Economia, ao evitar o desperdício de recursos;
- Flexibilidade na migração de sistemas entre equipamentos;
- Melhor aproveitamento da infraestrutura;
- Diminuição no número de equipamentos;
- Centralização do gerenciamento;
- Implementação mais rápida de soluções;
- Possibilidade de ter um ambiente de testes com extrema facilidade;
- Facilidade de se manter vários sistemas de maneira independente;
- Permite a utilização em paralelo de sistemas legados;
- Multiplataforma no mesmo servidor.